Transferência e documentação de veículo blindado

A compra de um carro blindado pode ser o objetivo de muitas pessoas em busca de um pouco mais de segurança, porém, é necessário saber que os procedimentos para compra de um veículo blindado são bem diferentes de um carro simples. Licenciamento, renovações e autorizações especiais são necessárias. Confira alguns detalhes de como regularizar seu carro blindado.

O principal detalhe e levar em consideração no momento de adquirir um veículo blindado é saber que a blindagem é controlada pelo exército brasileiro e, você deverá satisfações a ele. É necessário uma autorização, ou melhor, um registro de pessoa física com o exército  para ter um carro blindado. Em blindagens de nível 3, por exemplo, é ainda necessário autorização expressa para a empresa utilizar esse nível.

documentos-de-carro-blindado-transferencia-emplacamento

Esse cadastro de pessoa física com o exército é de certa forma simples e obrigatório. O próprio site do exército traz instruções simples de como proceder, levando a documentação necessária a região militar onde o requerente está registrado. Documentos: identidade, Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, certidão de antecedentes criminais dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar das Comarcas onde tenha sido domiciliado nos últimos cinco anos.

Primeiro emplacamento do veículo blindado

Para realizar o primeiro emplacamento de um veículo blindado é necessário apresentar uma série de documentos ao Detran. É necessário a Identidade (original e copia), CPF, comprovante de endereço recente. Ainda é preciso do duda de Primeira Licensa pago e também o duda de Alterações de Característica pago. O Certificado de Segurança veicular (CSV), original da autorização do exército em conformidade com a resolução 292 do Contran para Blindagens.

Ao fim desse processo de emplacamento os documentos conterão a informação de veículo blindado no CLV e CRLV.

Renovação anual do Licenciamento

Havendo a informação de ‘Veículo Blindado’ no CRV e CRLV, é necessária a apresentação do original dos dois. E, se o proprietário do automóvel mudou  endereço dentro do mesma cidade, será preciso ter também um original ou cópia do comprovante de residência.

Se não houver a informação ‘Veículo Blindado’, o proprietário, então, deverá realizar o licenciamento anual e também a Alteração de Características do veículo, no caso, blindagem. Para tal tarefa, são exigidos o original e cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Também é necessário ter o Duda de Alteração de Características pago, assim como o original do Certificado de Segurança Veicular; o original da autorização do Exército — de acordo com a resolução 292 do Contran para blindagens feitas após 22 de agosto de 2002—; nota fiscal do serviço, caso este tenha sido feito antes de agosto de 2002; e o original do CRV.

Autorização para ter um carro blindado

Para realizar a transferência de propriedade de um veículo blindado também são exigidos diversos documentos. Se existe a observação ‘Veículo Blindado’ no CRV e CRLV, o novo proprietário vai precisar apresentar autorização do exército. (http://www.dfpc.eb.mil.br/)

Por Charles A.

Comente

*

*